FOR ENGLISH, CLICK HERE

Este vídeo é pra mostrar que sim, isso é possível, mas parcialmente, infelizmente...



No vídeo eu demonstro como seria um sistema de danos por vértice, no caso, o local onde bater irá amassar, é só um script gambiarrado que fiz rapidinho pois eu estava curioso para ver o resultado.

Como DK22Pac antes informou, esse sistema não seria nada eficaz, um processo lento, pesado, que causa lag principalmente em veículos com muitos polys/triângulos (muito definidos). Eu testei com um carro highpoly e o FPS desmoronou quando colidi, mesmo sendo somente o para-choque do carro, se adicionar isso no chassi dele por exemplo seria extremamente pior, deixando impossível de jogar, no Elegy por exemplo deu uma boa queda de FPS, mesmo sendo também só o parachoque. Esse problema lembra um pouco SLRR, ele também tem estas quedas de FPS ao colidir, mas aparentemente menos ainda. O resultado dos testes também achei parecido, tenho quase certeza que SLRR usa o mesmo sistema. (Atualização: sim, usa, mas ele usa um modelo lowpoly para calcular, por isso não cai tanto FPS com carros highpoly)

O problema não é só este, como forma de economizar memória, o GTA SA usa modelos únicos, cópias do modelo, isso quer dizer que se eu amassar um carro usando este método, os outros carros do mesmo modelo também amassarão. É possível contornar isso, mas iria precisar tirar uma cópia de todas as peças de todos os carros individualmente no mapa do jogo. De novo, uma coisa muito pesada e que iria aumentar muitíssimo o uso de memória.

Não só isso, também tem o fato de ser complicado, como Silent antes disse, "fazer isso por cleo é masoquismo". No vídeo usei só 2 carros pois foram os que melhor funcionaram, noutros os danos não apareceram ou ficaram bugados, no vídeo também a colisão só funciona virada para o norte (pois é só uma gambiarra de testes).
Entortar as peças pelo local da colisão não é uma tarefa tão fácil, pelo menos pra mim que não sou bom em matemática, o GTA não coopera com facilidades para isso, tem que ser tudo na unha.


É realmente uma pena, pois imaginar os carros do GTA SA se amassando por completo (em todas as peças) e dinamicamente seria uma coisa épica, mas o sistema do jogo não coopera, só seria realmente possível usando vertex shaders etc, uma coisa que, quem sabe, algum mestre apareça e faça...


Atualização:
Uma printzinha.
Coloquei pra amassar os parachoques e chassi... cada colisão, 2 segundos de freeze, realmente, muito pesado, ainda bugado (mal calculado) mas mesmo assim, legal
ps: sim, SLRR usa um sistema parecido, mas ele usa um modelo lowpoly para calcular, por isso não cai tanto FPS com carros highpoly.

Youtube

Músicas

Donate

R$ / BRL:
 

US$ / USD:

฿ / Bitcoin:
1CPCcHggGfqH1SyuPDLpKHagWfsxumPg5j

Se meus mods te agrada e você quer mais, qualquer valor será um grande incentivo pra eu continuar nesta vida.

Principais projetos

O maior mod da minha vida. Um sandbox onde o limite é sua imaginação!

Enhanced Functions (vehicles)
Adiciona funções em veículos, como vibrar alto-falantes, spinners, engates etc.

Enhanced Functions (weapons)
Adiciona funções em armas, como slide cover, canivete etc.

Mais de 100 mods em 1, um tweaker que promete corrigir e melhorar seu GTA SA.

Música direcional ao porta-malas.
- O vibrar alto-falantes foi lançado como Enhanced Functions. Em breve v5 com graves reais da música (veja aqui), aguarde.

BMS Sound
Loja de som automotivo.
Progresso: Mudança de rumo, agora é Tuning Mod - Clique aqui para ver mais sobre.

Pack de gráficos leves, sem exageros, que se encaixam na atmosfera do jogo. Criado totalmente por mim.

Um mod que REALMENTE corrige o tráfego burro do GTA SA.

Suspensão a ar por cleo.
- Precisa ser refeito com melhor qualidade.

Mod tático que te possibilita se esconder os policiais.

Prisão com cela, pátio etc.
- (BETA) Atualizações canceladas.

Carro com teto dobrável, vidros elétricos e muito mais.
- Precisa ser refeito com melhor qualidade.


Jogo:
Projeto 2NTD
Jogo estilo GTA sendo criado por nós da equipe 2Nibble Studios.