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Palavras

Crash = Erro que faz fechar o jogo. As vezes você pode ter um freeze e depois de alguns segundos o crash. Isso ocorre quando encontra um erro drástico que deixa impossível de continuar.

Freeze = Erro que faz congelar o jogo, seja tela preta ou qualquer cena "pausada" pra sempre. Isso ocorre quando o jogo fica processando uma coisa infinita ou procurando uma coisa na qual nunca encontrá, muitas vezes é a falta de alguma coisa, como a falta de algum arquivo.

Bug = Qualquer tipo de erro. Por questão de melhor comunicação, usamos a palavra "bug" como forma de expressar um erro qualquer na qual não fecha (crash) ou congela (freeze) o jogo.



Arquivos

Comuns:
IMG = Arquivo de diretório geral (armazena arquivos DFF, TXD, IFP, COL, IPL, DAT, SCM, RRR, CUT)
DFF = Arquivo de modelo (qualquer)
TXD = Arquivo de diretório de texturas (chamado pela R* de "dicionário de texturas")
COL = Arquivo de diretório modelos de colisões para os DFF de objetos de mapa
IFP = Arquivo de diretório de animações
IPL = Arquivo de posicionamento de objetos, entradas de interiores, zonas de áudio etc
IDE = Arquivo de informações de carregamento de modelos  
PED/GRP = Arquivo de configuração de reação dos pedestres
DAT/CFG = Arquivo de configurações em geral
INI = Arquivo de configuração em geral (simplificado e limitado)
FXP = Arquivo de diretório de efeitos especiais
GXT = (GTA Text File) Arquivo de diretório de entradas de texto
REP = Arquivo de cena de replay
SET = Arquivo de configurações do jogo  
B = Arquivo de salvamento do jogo

Cleo/Asi:
ASI = Arquivo .dll renomeado para .asi para assim ser injetado ao jogo pelo Asi Loader
CS = Arquivo Custom Script (básico usado para mods cleo)
CS3 = CS renomeado para modo de compatibilidade da CLEO 3
CS4 = CS renomeado para modo de compatibilidade da CLEO 4 (só será útil após o lançamento de uma CLEO 5)
CM = Arquivo Custom Mission (missões, uma versão extendida de um CS) - um CM é carregado por algum CS, e o jogo só suporta rodar 1 CM por vez
FXT = (Fake Text File) Arquivo de entradas de texto (faz não necessitar a edição de um GXT)
CLEO = Plugin, funciona como um ASI mas dentro da pasta CLEO
Pasta CLEO_SAVES = Onde é armazenado cleos salvos depois de você salvar o jogo (geralmente você pode ter um crash ao dar load game, e o problema pode ser solucionado deletando os arquivos dentro desta pasta)



Versões

Por exemplo:
v1.5.2

v1 = Versão, geralmente usa-se 0 porque o autor ainda não chegou no objetivo inicial, 1 quando já chegou, 2 quando é uma versão totalmente nova, mesmo para 3, 4 etc.
.5 = Sub-versão, o caminho para a nova versão definitiva.
.2 = Versão de debug, usado para correções etc.

Exemplo de progresso de um trabalho:
v0.1 - Acabei de lançar, falta muita coisa ainda.
v0.2 - Adicionei mais algumas coisas
v0.2.1 - Corrigi 1 bug do último lançamento
v0.5 - Adicionei várias outras coisas.
v1.0 - Cheguei no meu objetivo.
v1.0.2 - Tinha 2 bugs, corrigi eles.

Lembrando que isso não são regras seguidas por todos, dependente do autor, pode fazer várias mudanças, como a versão de debug pode incluir também novas adições ou ele lançar um v1.0 mesmo tendo o objetivo de melhorar muito mais aquilo assim criando um v2.