Este blog/site está parado e os mods não estão mais sendo publicados aqui!

Veja uma lista com todos os meus mods aqui:

Meus mods continuam disponíveis e sendo publicados em primeira mão na MixMods.


ATUALIZAÇÃO:
Eu também fiz uma vídeo-aula onde é "vídeo-texto" muito bem explicado e fácil, mas na época que fiz o vídeo eu não tinha tanto conhecimento quanto na época do texto abaixo (na qual é mais atual).
Mesmo assim, você pode muito bem preferir assistir o vídeo, mesmo que eu recomendo também o texto abaixo por ser mais completo e mais explicado, o vídeo é mais básico ainda e não tem tanta explicação.


(na descrição do vídeo no youtube há um índice de todas as "seções" do vídeo, parte-a-parte caso você precise algum dia rever alguma parte etc)





Me apresentando:
Minhas músicas


Gosto de EDM (Electronic Dance Music), como dubstep, funstep, drumstep, brostep etc etc.


É claro, quando você aprender como usar o FL Studio, você pode criar literalmente qualquer tipo de música, pois a música é criada na sua criatividade, no que você quer, portanto se você está aqui para aprender a criar batidas de rap/hip hop ou até mesmo funk, nada muda o fato de eu ser dubsteper, você pode desde criar músicas eletrônicas à até mesmo realizar produções para bandas, jingles etc. Quem criará a música é você e não eu.



Aprenda como criar música




Bem vindo ao estúdio!

Fruity Loops Studio

O Fruity Loops Studio é um dos melhores, maiores e mais utilizados (se não o mais utilizado) programa do mundo para a criação de musicas. Ou seja, as músicas que você ouve foram criadas nele, e você tem ele aí nas suas mãos!

Este software já passou por quase 20 anos de produção e atualmente (2016) está em sua 12° versão.
Este é um tutorial de FL Studio 11, mas eu já usei desde o FL Studio 9 e vi que é sempre a exata mesma coisa, você pode estar lendo este tutorial e já existir o FL Studio 30, nem por isso eu acredito que mudará muita coisa na forma de usar devido a ele sempre seguir o mesmo padrão. A atual versão (12) é também do mesmo funcionamento mas com visual totalmente diferente, você não terá problemas em seguir este tutorial de FL 11 caso você use o 12 (eu uso o 11 devido ao 12 ser pesado demais e as músicas que faço também são muito pesadas, portanto sou obrigado a continuar no 11 para conseguir continuar a criar músicas complexas. Se você quer criar músicas complexas e não tem PC muito bom, recomendo o FL Studio 11!).
Outro programa muito elogiado e utilizado pelos profissionais

Fruity Loops Studio é uma simplificação do processo de criação de música em estúdio, como você pode ver neste pequeno exemplo, o mixer:



Como é uma música criada no FL Studio?

Este é o Rogue, um produtor de EDM incrível e também humilde. Abaixo ele demonstrou como foi a criação da música Rogue - Daybreak.

As músicas que ele cria são incrivelmente harmônicas, som ótimo, vivo, rico.
Ouça também: Rogue - Exogenesis ; Racing Glaciers - First Light (Draper & Rogue Remix)

Para você ver e até mesmo editar outros exemplos (assim fuçando e vendo o que acontece, uma forma também interessante de aprender mesmo que não muito correta), você pode ir em File > Open e procurar pela pasta "Cool Stuff" para ver exemplos de músicas profissionais criadas no FL Studio, e assim você ter o projeto delas em mãos para brincar.

Se você curte dubsteps pesados, há músicas do Seamless nesta pasta aí (pelo menos no FLS 11), onde inclusive eu ele é muito humilde e cria muitos tutoriais de dubstep usando 100% ferramentas do FL Studio, somente! Veja o canal do youtube do Seamless.




Sequência de sons (step sequencer)


Vamos direto ao ponto: Criar nossa primeira batida.
Mas antes, saiba que aqui sempre há muita informação pipocando, seja avisos ou descrições de coisas onde você passa o mouse em cima (pode te ajudar muito):

O Step Sequencer é esta janelinha abaixo onde sempre fica na tela do programa. 
Você pode abri-la inclusive apertando F6 ou indo neste botão:
O Step Sequencer é um criador de sequências por passos (steps), onde lá você coloca os sons, e lá também você cria as sequências para este som tocar. A sequência criada ficará armazenada na atual "Pattern" selecionada (veja no topo da janelinha).

Ele é também usado para a criação de Score (notas) com um Piano Roll (literalmente um piano, onde você coloca as notas lá para tocar qualquer tipo de som)
Você tem o som de Kick, Clap, Hat e Snare. Você precisará muito saber o nome dos sons, pra ajudar na hora de você procurá-los, seja dentro do FL Studio quanto baixar novos sons na internet.

Aqui uma pequena lista que pode te ajudar principalmente aos sons de bateria:
  • kick - Bumbo da bateria;
  • clap - Palmada de mão;
  • hat - Prato da bateria batendo de leve (para acompanhamento);
  • snare - Surdo da bateria;
  • crash - Prato da bateria batendo forte;
  • shaker - Chocalho;
  • tom - Tom da bateria;
  • synth - Sintético (eletrônico);
Com o tempo você aprenderá mais
No seu Step Sequencer, acima tem o nome "Pattern 1", clique no "+" do lado para adicionar uma Pattern.
Assim você coloca algum nome. Por exemplo "Bateria1"

Aonde você tem os sons de Kick, Clap etc, veja que há uma luzinha verde, quer dizer que você está selecionado aquele tal som.
Bata clicar nas outras luzinhas apagadas para selecionar os outros sons.
Na parte de cima do FL Studio, verifique se esta caixinha está marcada:
Agora você tem um piano em seu teclado!

Experimente pressionar a tecla Q, você ouvirá o som selecionado da luzinha verde (no caso, o Kick da bateria). Você pode pressionar outras teclas do teclado imaginando um piano real: A tecla Q é o dó (ou seja, C5 no padrão americano), sendo assim a tecla W é o ré (D5), e até mesmo a tecla 2 é o dó sustenido (C#5). Assim você também tem a C6 na tecla I e C4 na tecla Z.


Criando uma sequência de sons


Hora da diversão:
Na frente do Kick, Clap etc, temos os Steps, que são os botões onde você liga eles para criar um loop (Loop = Laço, basicamente uma "repetição")

Por exemplo: Vá clicando com o botão esquerdo do mouse nos steps, eles irão acender; com o botão direito do mouse eles vão apagar.

Preste atenção nas cores dos steps, cinza e vermelho claro, a cada mudança de cor indica uma batida da BPM, uma coisa que por algum motivo iniciantes sentem tanta dificuldade, mas é super simples.
Por exemplo uma sequência de bateria de Kick Clap, (o básico, Tic Tac).
Na parte de cima do FL Studio, temos Play e Stop:
Do lado esquerdo tem "PAT" e "SONG", onde você escolhe onde dar play: Na Pattern (na sua atual sequencia de sons que está selecionada), ou na sua musica (Song).

Deixe em "PAT" e dê play para ouvir a sua sequência de bateria.
Como pode se ver, é a batida básica de bateria, um ritmo básico.
Agora experimente configurar assim (preste bem atenção onde os botões estão ligados):
Quando você der play, é claro, não ficou um ritmo tão legal, não deve ser o que você quer, ficou uma coisa muito quebrada por não ter seguido a beat corretamente.

Brinque um pouco para treinar a criação das sequências. Como por exemplo abaixo você tem um ritmo famoso usado tanto no drumstep quanto no funk carioca:
Aqui em cima você tem por padrão um 130 (ou pode mudar dependente da versão do seu FLS).
É aí que você seleciona quantas BPMs (Batidas Por Minuto) sua música terá, basta segurar e arrastar o mouse para cima e para baixo.
O número é livre, mas não tanto, vários gêneros de música seguem regras rigorosas sobre qual BPM usar, como é o caso do gênero "110 BPM", ou seja, o gênero da música é a velocidade dela! (também chamado de "Glitch Hop").

É recomendado você seguir os BPMs do gênero que você está fazendo, como por exemplo você deseja criar beats de rap, 130 BPM é rápido demais para isso, o correto é um ritmo lento como 70, 80 ou 90 BPM.

Eu dei uma pesquisada e criei uma lista de BPMs comuns de cada gênero de música:

-- Brasileiras:
Funk brasileiro          = geralmente 130 BPM
Rap brasileiro           = geralmente 80 BPM
Sertanejo universitário  = geralmente 132 BPM
; (podem estar erradas, quase não ouço e pesquisei pouco)
;
-- Eletronicas:
House, Electro     = quase sempre 128 BPM  (118-135 BPM)
EDM (Dubstep etc)  = quase sempre 140 BPM, as vezes 128, 174 e 110
Trap               = quase sempre 140 BPM, as vezes 190
Drum N' Bass       = geralmente 174 BPM (160-180 BPM)
Glitch Hop         = 110 BPM
Techno/Trance      = 120-150 BPM
Hard House         = 145-150 BPM
;
-- Outros gêneros:
Hip-Hop/Rap   = 80-115 BPM
Rock/Metal    = 90-120 BPM (pode variar MUITO)
Pop/R&B       = geralmente 128 BPM
Dub/Reggae    = 60-90 BPM, as vezes 110 e 120


Trocar os sons


Na lista na esquerda (Browser), abra o "Packs" e navegue pelas pastas procurando arquivos de sons, como wav etc.
(caso não há o Browser do lado, é só apertar F8)

Imagino que neste momento você recentemente baixou o FL Studio e tem somente os sons originais dele, pode continuar por enquanto só com eles, mas depois de aprender os básicos é recomendado você ir baixar pelo menos packs de sons de bateria. Para procurar por tais coisas, basta procurar por packs de samples, ou seja, por exemplo "free sample pack drum" você pode encontrar bastante coisa no Google.
Se quiser, clique para baixar um pack grátis de 99 sons de bateria. Para instalar os sons que você baixa é só ir na pasta "Data\Patches\Packs". No meu caso, é: C:\Program Files\Image-Line\FL Studio 11\Data\Patches\Packs. Crie uma nova pasta aí como você quiser, e coloque os sons como você quiser também.

Por exemplo, vamos trocar o nosso som de Kick.
Basta segurar e arrastar o som para a janela do step sequencer, assim substituindo o som anterior pelo novo. (drag & drop)
Não há mistérios, você pode substituir qualquer som por qualquer outro fazendo isso, e até mesmo adicionar novos sons simplesmente arrastando o som para algum espaço vazio dentro do step sequencer.

Você também pode aumentar o tamanho da sequência de sons segurando o quadrado ali no canto e arrastando o mouse para cima. Como pode se ver, configurei para 8 batidas:

Você praticamente nunca usará números ímpares, tanto que nem faz muito sentido devido a quebra do BPM. Portanto aumente para 8 ou 16 e já está ótimo (o padrão é 4). Usar mais do que 16 pode ser exagero, é melhor você tirar um clone da pattern e editar o clone e assim usar as duas uma seguida da outra, em breve você verá como faz isso.

Você também pode criar filtros (grupos) para organizar os seus sons na step sequencer clicando com o botão direito do mouse ali embaixo.
Isso funciona como se fosse pastas; filtros de pesquisa.


Erros comuns sobre step sequencer e patterns


Geralmente as pessoas confundem em entender a diferença entre isso. O Step Sequencer é a janela onde você tem os sons do projeto da sua música, já a Pattern é uma sequencia de sons que você criou pelo Step Sequencer.

Os sons do step sequencer não estão interligados em sua pattern!
Se você adicionar ou deletar algum som do step sequencer, ele será deletado totalmente do projeto da sua música e não da sua pattern! Ou seja, não deletará este som desta pattern, mas sim também de todas as outras, portando só delete os sons que você realmente não está usando em nenhuma pattern.

Não cria patterns para partes inteiras das músicas!
Outro erro comum é as pessoas adicionarem a bateria junto aos sons de melodia etc. Isso é um erro, patterns foram feitas para guardar pequenas partes de alguns sons, como uma pattern com uma bateria, a outra pattern levando um som, outra com outro som etc.

Você possivelmente ainda está viajando nisso pois ainda não chegamos na hora de criar a "Playlist" (a sua música). Logo você pegará todo o jeito da coisa.




Importar Plugins


Antes de dar continuidade, vamos entender os plugins.
Para você adicionar um plugin no seu step sequencer há vários métodos (até mesmo usando o Browser do lado esquerdo), mas o básico é indo no topo em Channels > Add one:
Ou caso já ter algum canal de som no step sequencer, ir com o botão direito nele e em Insert (para inserir) ou Replace (para substituir).
Não só adicionar plugins no FL Studio, mas também há outras utilidades.

Bem, você verá uma lista com vários plugins de geradores de sons para você usar. Por exemplo o Harmor (...)





ACIMA, O TUTORIAL REESCRITO EM 16/04/16


ABAIXO, O TUTORIAL ESCRITO EM 2013
Em breve abaixo também será reescrito para melhor qualidade. Estou reescrevendo devido ao grande número de pessoas vindo do Google, achei muito interessante o grande número de pessoas interessadas e lendo este tutorial. Espero criar mais tutoriais do tipo.







PLAYLIST

Depois de criar a sequencia de sons, vc tem q adiciona-la a uma "PLAYLIST"
Clique neste botao na parte de cima para abrir a playlist:
(Lembre-se deq os outros botoes do lado abrem novamente o Step Sequencer, abre tbm o Piano Roll do som atual, o Mixer dos sons etc)
Clicando em qualquer area do campo da Playlist, vc irá adicionar a sua atual Pattern (na sua atual sequencia de sons aberta)
No exemplo, adicionei duas Patterns da sequencia de sons q criei agr (bateria), uma na frente da outra...
No topo, do lado do "Play", selecione "SONG" para vc poder dar Play na sua musica (e nao na sua pattern como antes)
Comandos basicos: Vc pode mover as suas patterns adicionadas clicando e arrastando, vc apaga com o botao direito do mouse, e clicando encima de uma sem mover, eh o msm de dar ctrl+c, dae vc clica em outra parte da playlist, eh o msm de dar ctrl+v, lembre-se disso, vc vai economizar muito tempo com estas "dicas"! Para vc andar pela playlist, segure Ctrl e mova o scroll do mouse para dar zoom (realmente muito bom o efeito de zoom do FL Studio!)
Veja q há tbm muitas ferramentas:
Oq vc mais usará eh o lapis (para adicionar as patterns sem frescuras, ou o pincel onde vc pode segurar e mover o mouse pro lado pra criar uma linha de patterns, clipes de audio etc...
Para vc selecionar as patterns, segure Ctrl e arraste o mouse com o botao esquerdo... assim vc seleciona as patterns e pode usar ctrl+c ctr+x ctrl+v etc normalmente... Outra: clicando duas vezes na parte de cima e arrastando (parte preta onde tem o numero de cada bpm, 1 2 3...) vc irá criar uma seleção, dando play a musica soh irá tocar naquela parte Mais: Super importante:
Na parte superior do FL, tem tbm o "Snap", lah onde fica os botoes etc... o Snap eh o imã, te ajuda na hora de criar/mover patterns, clips de audios, notas e tudo mais, geralmente deixe em Step para ser mais facil de vc clicar e arrastar as coisas dentro dos BPM's sem deixar errado e fazer a musica perder o ritmo, mude as vezes para 1/2 Step ou 1/4 Step quando vc quer mover mais detalhadamente a posição de uma tal coisa

CRIANDO MAIS SEQUENCIAS

Vamos logo criar realmente uma musica!
Re-abra o Step Sequencer (Há dois modos, clique duas vezes encima de alguma Pattern dentro da playlist, ou como eu jah disse, ali encima do lado do botao onde abre a Playlist)
Onde tem o nome da sua Pattern, clique denovo no "+" para criar mais uma Pattern, ou vc pode tbm criar uma copia da atual sequencia assim nao precisando criar uma do zero novamente
Caso vc queira tirar uma copia da sua sequencia q vc criou, clique no nome da sua Pattern, irá abrir um menu, clique em Clone
Eu criei um Clone... agr tenho uma nova pattern chamada "Bateria1 #2" (nome meio fail, mas nao importa kk)
Na minha nova pattern eu adicionei o som do Crash tbm, soh... (nao precisa fazer igual eu nao)
Invente qualquer coisa, adicione algum novo som etc, use sua imaginação
Volte para a Playlistadicione a sua nova Pattern tbm!

CLIPES DE AUDIO

Ficar criando monte de Patterns para adicionar sons? nao precisa... caso vc queira adicionar somente um sonzinho na musica (na playlist) vc pode fazer de um modo rapido e facil
Clique e arraste um som da Lista de sons da esquerda para a sua Playlist na direita... o canal de audio vai ser adicionado automaticamente na sua playlist! (funciona do msm modo de vc adicionar um som a sua pattern... simplesmente...)
Por exemplo eu adicione um Pad (um som de fundo, tipo "background" msm) ...geralmente pra iniciantes os pads sao muito bons, pois preenche bastante uma musica, se vc nao eh bom o bastante para criar varios sons etc para deixar a musica mais "cheia", use pads... mas claro, tente nao usar muitos, nao fica tao profissional quanto parece, e nao se ache fodinha por musicas criadas quase totalmente por pads ou por loops de bateria jah prontos, pode ficar legal mas a musica nao será "sua"! fica a dica.......
O Som do pad ficou meio alto demais, ou quero mudar um pouco o tom, deixar mais grave ou mais agudo... sem problemas:
Clicando duas vezes no som adicionado na playlist, irá abrir a janela "Channel Setings" (configurações do canal)
(Isso tbm vale para qualquer som, assim como os sons da pattern, clique uma vez encima do "botao" do som na pattern e irá abrir tbm esta janela para vc edita-lo!)
Nesta janela vc pode editar varias coisas basicas, como volume, tom(Pitch), tempo(Nul ou Time) e loop q eh o loop eh para ser usado caso vc use este som por Piano Roll, assim quando criar uma nota mais longa no piano roll o canal entrará em loop, para criar o loop vc tem q aumentar a automação "CRF" na parte de baixo da janela, o vermelho eh o loop) alem de muitas outras coisas

O MIXER

O mixer controla os efeitos de sons do canais de audio, por exemplo, adicionar eco etc... qualquer coisa msm
VERMELHO - Onde vc seleciona um tal som linkado no mixer (clicando nos inserts)
AMARELO - Volume, pan (posição do estereo), botoes de linkar um insert ao outro etc, coisas mais avançadas
VERDE - Onde vc coloca os efeitos, clicando na setinha do lado de algum tal numero vc abre um menu suspenso com os efeitos disponiveis para o tal som selecionado no vermelho
CIANO - Coisas avançadas como modulação X Y Z, a posição 3d etc...

Para linkar um canal de audio no mixer?
Simplesmente abrindo as configurações de algum canal de audio (channel settings) e clicando em Assign Free Mixer Track no menu suspenso do topo
Depois de assignar/linkar o audio para o mixer, vc pode clicar no insert q o tal audio foi inserido e clicar na lateral para adicionar algum efeito de som
Por exemplo: Assigna ao mixer o som do "clap" ou qualquer outro som da sua musica, nos efeitos (area verde) clique numa setinha pra baixo em qualquer numero para abrir o menu, selecione Fruity Reeverb  mova os parametros para ver o efeito de eco q dah, lembre-se de sempre usar a tecla Q para ouvir o som
Eh simplesmente isso, vc tbm pode por exemplo, selecionar o som de kick (lembra? clicando pra acender a luzinha lah no step sequencer) ...depois clicar com o botao direito do mouse em algum insert por exemplo no insert do seu clap, e vá em "link selected channels" e clica em "to this track" ...pronto, seu kick agr tem o msm eco e quaisquer outros efeitos do seu clap!

CLIPS DE AUTOMAÇÕES

Parabens, vc jah aprendeu basicamente tudo do FL Studio, mas nao pode deixar de aprender os clipes de automações, isso ajuda, E MUITO a colocar oq vc tem na cabeça dentro do seu FL Studio Os clipes de automações movem as automações (os parametros) ...eh usado geralmente por "Envelopes"... Por todo o FL Studio, em todos os plugins etc, vc tem automações (as rodinhas ou qualquer outra coisa para editar um tal efeito/som) ao vc tocar o som e mover a tal rodinha (a automação) o som muda certo? vc pode fazer isso automaticamente na sua playlist ao tocar a musica
Aqui temos uma automação certo? esta automação eh o "volume" do mix do efeito do reeverb, eh a "potencia" do tal efeito, deixando no maximo o efeito fica original, abaixando a automação ele diminui... ok
Clicamos com o botao direito do mouse encima e vamos em Create Automation Clip
(eu fui continuar o tutorial e perdi a "musica" q eu estava fazendo de exemplo no inicio kk fiz outras sequencias)
Taram, temos uma linha (um ENVELOPE)... esta linha controla aquela automação (controla a potencia do efeito de eco do clap e kick no mixer) passando mouse sobre ela vc verá bolinhas dos lados, e bem no meio terá um circulo, clicando na bolinha vc pode mover ela pra cima e baixo... faça isso por exemplo:
Deh play na sua musica, vc ouvirá o efeito de eco diminuindo ao passar das batidas...
Agr experimente agr ir no mixer e adicionar o efeito "Fruity Free Filter" (adoro ele, mas experimente usar o Love Philter, eh mais avançado e tem uns efeitos fodas)
Coloque a frequencia (Freq) no 400 mais ou menos... e crie um clipe de automação clicando com o botao direito na frequencia!
Tomando cuidado com a primeira bolinha (a q indica os 400 hz de frequencia antes adicionado), puxe a ultima bolinha pra cima deixando assim:
Pronto, agr temos o som do eco abaixando e a frequencia do audio aumentando, ouça o efeito lindo q dará!
Os "envelopes" sao muito usados no FL Studio, as linhas do envelope vc pode editar criando bolinhas por ela clicando com o botao direito do mouseclicando e arrastando com o botao esquerdocriando ondas clicando nos circulos no meio de duas bolinhas, e clicando com o botao direito encima de alguma bolinha vc irá abrir um menu para deletar ela, trocar a onda q o tal "circulo" faz quando mover ele, copiar e colar valores (muito importante!) etc... ao mover as bolinhas, sempre veja no display na parte de cima (aquele lah q eu falei bem antes msm de iniciar o tutorial) as % delas para quando mover outras vc poder ter comparações etc de uma bolinha com outra
Crie as linhas como vc bem entender, use a imaginação, lembrando q TODAS as automações vc pode fazer isso, sabendo usar isso vc nao terá mais limites, poderá criar oq bem entender

EXPORTANDO

Salvando sua musica, vc estará salvando o projeto dela (.flp) para vc poder abrir denovo e continuar a editar...
Para exportar pra .mp3 ou qualquer outra extensão, vc tem q clicar em File > Export > mp3
Sempre tente exportar pra 320 kbs/s para sua musica ficar em qualidade maxima
Cuidado tbm noq for exportar, sempre olhe se vc está exportando o "Song" (a musica) e nao "Pattern" ou "Selection" (a seleção q vc fez)


Este eh o tutorial completíssimo do FL Studio, com tudo oq vc precisa para conseguir jah saindo criando musicas, alem disso doq está aqui pouco importa
Podem postar isso em seu site/blog/forum a vontade, MAS DEIXE OS CREDITOS!
TUTORIAL CRIADO POR JUNIOR_DJJR (DJJR)

Youtube

Músicas

Donate

R$ / BRL:
 

US$ / USD:

฿ / Bitcoin:
1MyZzsupdixHzVQTo5PXmNPw3FB185AAfN

Ethereum:
0x8f75533909330aC5108EFf4BB78fd341779998d3

Se meus mods te agrada e você quer mais, qualquer valor será um grande incentivo pra eu continuar nesta vida.

Principais projetos

O maior mod da minha vida. Um sandbox onde o limite é sua imaginação!

Enhanced Functions (vehicles)
Adiciona funções em veículos, como vibrar alto-falantes, spinners, engates etc.

Enhanced Functions (weapons)
Adiciona funções em armas, como slide cover, canivete etc.

Mais de 100 mods em 1, um tweaker que promete corrigir e melhorar seu GTA SA.

Música direcional ao porta-malas.
- O vibrar alto-falantes foi lançado como Enhanced Functions. Em breve v5 com graves reais da música (veja aqui), aguarde.

BMS Sound
Loja de som automotivo.
Progresso: Mudança de rumo, agora é Tuning Mod - Clique aqui para ver mais sobre.

Pack de gráficos leves, sem exageros, que se encaixam na atmosfera do jogo. Criado totalmente por mim.

Um mod que REALMENTE corrige o tráfego burro do GTA SA.

Suspensão a ar por cleo.
- Precisa ser refeito com melhor qualidade.

Mod tático que te possibilita se esconder os policiais.

Prisão com cela, pátio etc.
- (BETA) Atualizações canceladas.

Carro com teto dobrável, vidros elétricos e muito mais.
- Precisa ser refeito com melhor qualidade.


Jogo:
Projeto 2NTD
Jogo estilo GTA sendo criado por nós da equipe 2Nibble Studios.