Curiosidades sobre as cores

Veja esta imagem de uma grama:

Em geral, esta imagem é verde ou amarela?

Com certeza você respondeu "verde", ou "verde com detalhes amarelos" ou no máximo um "verde amarelado".

Mas vamos ver o que o mundo digital tem a nos dizer:

Eu removi a saturação dos tons amarelos utilizando Photoshop.



É a configuração padrão do que é um "amarelo", e como se pode ver na linha colorida na parte inferior da imagem, realmente, está removendo somente os tons amarelos — o verde continua.

Mas veja só o resultado...

A imagem a seguir é o resultado de remover os tons amarelos.



Uau! A imagem ficou praticamente toda sem cor.

E se removermos o verde?



A imagem ficou praticamente intacta!



Já que nós definidos os nomes das cores utilizando aproximação, e nós podemos concluir que a imagem acima é ~95% mais amarela do que verde, portanto, tecnicamente nós devíamos chamar isto de amarelo.

Sim, é contra-intuitivo, abra a sua mente.

Você pode abrir as imagens no Photoshop e comprovar. Elas estão em .png para evitar qualquer perda de informação.

Se você ainda não está convencido, pois bem...

Veja que agora eu apliquei um desfoque máximo na imagem. Isto fará uma mistura de todos os pixeis da imagem e a transformará numa cor sólida.

Veja a cor que obtemos:



Perceba o canto da paleta de cores, se nós aumentarmos a saturação e luminosidade, nós temos esta cor:



Isto é verde para você? :)

Você até pode notar um leve tom esverdeado aí, é como acontece nas canetas marca-texto.



Esta caneta é verde ou amarela?

Tais dúvidas na verdade só existem por limitações de idioma e cultura.

Às vezes esta dúvida continua existindo entre a cor verde e azul.

Veja este semáforo:



É verde ou azul?

Nenhum dos dois, é ciano. É a mesma coisa de mostrar a cor laranja e perguntar se é vermelho ou amarelo, entendeu? Esta pergunta não faz sentido para a nossa cultura.

Mas como eu disse, as limitações de idioma influenciam, e não estou falando que não existe palavras para tais cores (existem palavras até demais!), mas em nosso idioma (no caso, o português) não é comum chamarmos o amarelo-verde de "lima", diferente dos EUA na qual é comum utilizarem a palavra "lime", devido a diferente cultura.

A cor "ciano" é relativamente pouco usada no Brasil, pelo menos em 2018. Ainda há pessoas que esquecem que esta cor existe.

Então quer dizer que a imagem de grama que eu mostrei é mais corretamente chamada de "lima"? Bem, é relativo.

Na minha pergunta eu generalizei sobre ser verde ou amarelo, pois são as cores popularmente chamadas de "arco-íris", as cores de luz, onde contém uma máxima luminosidade e saturação.



É a partir destas cores que nós temos as palavras mais comuns, portanto, é de onde vem as perguntas "que cor é esta?" menos específicas.

Quando nós abaixamos a luminosidade e/ou saturação, nós temos várias outras cores.

Dê uma olhada no laranja:



Nós o transformamos em algo que chamamos de marrom/castanho.

E qual a única diferença do laranja para o marrom? Luminosidade e saturação!

Espera, então quer dizer que podemos aplicar a mesma lógica do marrom na nossa imagem de grama? Sim! Quer dizer, não, pois não temos um nome para o "verde-amarelado-com-baixa-luminosidade-e-saturação".

Mas então por que temos um nome para o marrom? Pois é uma cor que no nosso dia-a-dia precisamos diferenciar — imagine só nós chamarmos a cor da terra (que é um laranja de baixa saturação) de "laranja", é estranho, mas há nenhum problema em chamar a cor de uma grama (que é um verde de baixa saturação) de "verde".

Tudo isto é relacionado sobre "o nosso idioma muda a forma que pensamos", e nosso idioma é formado pela cultura, e a cultura é formada pela realidade que nos cerca.

Imagine você vivendo há milhares de anos atrás, ou seja, vivendo na natureza.

A cor azul é muito rara na natureza, está presente somente no céu e em raros pássaros e plantas — onde nas flores provavelmente se tornaram mais comuns devido a seleção artificial, afinal, elas foram selecionadas e compartilhadas pois nós humanos achamos estas flores bonitas. Até mesmo os olhos azuis são fruto de somente 10 mil anos atrás (o que é praticamente ontem! Isto é próximo da era egípcia) e inicialmente só estiveram presentes em regiões europeias — até pelo o que sabemos no momento, afinal, ausência de evidência não é evidência de ausência.
Até mesmo a cor da água, ela só é realmente azul em locais profundos, como oceanos, pois a água é transparente levemente azul, portanto ela só fica azul em altas profundidades (e não pelo reflexo do céu como algumas pessoas pensam). Em rios, riachos, represas, poças, baldes e copos normalmente a água é verde, marrom, ou simplesmente transparente (quando limpa).

Não era necessário você diferenciar a cor azul pois ela não era comum, muito menos importante. É como diferenciar o azul/verde do ciano; o rosa do roxo; o azul do anil; o verde do "verde-amarelado-com-baixa-luminosidade-e-saturação"... São diferenças que não são tão importantes, portanto nós geralmente não diferenciamos até hoje — mas tende a ficar cada vez mais importante com as tecnologias, onde as cores se tornam cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia.

É por este motivo que pinturas antigas representavam o arco-íris sem o azul.



Exatamente!!!

Estas imagens que datam de poucos séculos atrás não continham azul no arco-íris, mas as imagens em si utilizam azul, ou seja, eles viam o azul, só não usavam no arco-íris. Então quer dizer que o arco-íris mudou? Também não, isto iria totalmente contra a ciência da luz.

A desculpa de que o céu também é azul também não é válida, pois o azul do arco-íris é muito visível mesmo em céu azul.



E ele aparece em tempo de chuva, onde normalmente o céu está nublado — céu cinza, diferente da imagem acima que eu escolhi propositalmente um céu azul.

A explicação é que os povos antigos não davam atenção ao azul, de fato, não havia nem a palavra para definir esta cor. Então como chamavam? De verde, cinza ou branco.

E estou falando só do céu, pois de fato qualquer coisa azul era chamada de verde — consideravam a mesma cor.

A diferenciação do verde com o azul só aconteceu após o azul se tornar algo cultural — quando finalmente os seres humanos conseguiram criar o pigmento azul artificialmente. Como já era de se imaginar, o tal pigmento azul se tornou algo extremamente valioso pela sua raridade.

Se você se interessou por este assunto, assista o vídeo do Vsauce:



Eu acho fascinante o assunto de como nós enxergamos e interpretamos as cores, especialmente as diferenças de interpretação entre as culturas, ou simplesmente costumes.
Eu iria citar aqui o fato dos esquimós usarem várias palavras para definir a cor branca, mas quando pesquisei vi que aparentemente não é um fato.

Mas o fato é que quando pensamos fora da caixa conseguimos enxergar mais cores do que estamos acostumados, e eu gosto muito de cores diferentes, como se pode ver no design atual deste site, que está entre ciano e verde, mas não é verde e nem ciano!
Também podemos ver na atual cor da MixMods, onde está entre azul e roxo. Você rapidamente pode concluir que a cor da MixMods é roxa, mas veja isto.

O mundo não é tão simples assim, tudo é relativo — até mesmo esta afirmação.

Experimente abrir uma paleta de cores, como a do Photoshop, Paint ou este site para "descobrir" novas cores. Aproveite a sua chance única de ter um aparelho eletrônico para reproduzi-las, pois há pouco tempo atrás (antes de Isaac Newton) as únicas cores que frequentemente presentes no dia-a-dia das pessoas eram diferentes tons cinzas, marrons, verdes, vermelhos e amarelos.

Isto que não citei o fato de que só enxergamos uma minúscula parte das frequências de onda; Nós não enxergamos por exemplo as cores ultra-violenta, infravermelha, raios-x, raios gamma, ondas de rádio, micro-ondas etc.



Eu adoraria poder enxergar onde tem wifi :)
De fato, nós só enxergamos uma pequena parte da realidade que nos cerca. Uma grande parte do cosmo é invisível aos olhos humanos.

Related Posts

Curiosidades sobre as cores
4/ 5
Oleh